HIDROGÊNIO – USOS E APLICAÇÕES
O hidrogênio é muito importante para se viabilizar a descarbonização da matriz energética e de vários processos industriais.
Cerca de 90% de sua produção atual se dá através da reforma a vapor (SMR) de gás natural (GN). Outros 10% são produzidos pela eletrólise da água, gaseificação de carvão e/ou óleo fóssil.
Atualmente, o uso de hidrogênio ocorre principalmente em refino de petróleo e na produção de amônia e metanol (>90%); metalurgia e outros setores complementam o espectro de aplicações.
Hidrogênio é um ótimo armazenador e transportador de energia.
Através de processos ambientalmente sustentáveis, ora em andamento no mundo – e no Brasil também! – Green ou Blue Hidrogênio, que já estão sendo utilizados, terão ampliado extensamente seu uso nos diversos mercados.
Em resumo, suas aplicações já são e serão crescentes nos cinco principais segmentos:
- Geração de energia (centralizada ou distribuída);
- Combustível industrial (caldeiras, fornos, etc)
- Matéria prima para produção de amônia, metanol, processos em refinarias e siderurgia;
- Combustível para aquecimento predial (residencial e comercial), puro e/ou misturado ao GN
- Combustível para o transporte em geral (carros, caminhões, navios, trem e avião)
No âmbito do Brasil, recentemente o Governo do Ceará assinou Memorandum of Understanding (MoU) com a Fortescue Future Industries Pty Ltd (FFI) para avaliar oportunidades de desenvolvimento de projetos industriais brasileiros baseados no Green Hidrogênio.
Com a mesma FFI, a Porto do Açu Operações assinou MoU para estudar a viabilidade de construção de usina de Green Hidrogênio de 300 MW.
A Fundição Tupy (Joiville) em parceria com a Westport Fuel System Inc (USA) e a AVL List GmbH (Alemanha) assinaram acordo para desenvolvimento de motor de combustão interna de alta eficiência, movido a hidrogênio e destinado ao transporte de cargas (HPDI™ – injeção direta de alta pressão).
Na Bahia, o Grupo UNIGEL (fertilizantes) anunciou investimento em uma fábrica de “amônia verde”. Segundo informado, será a primeira do país e uma das maiores do mundo.
E no vizinho Uruguai, as subsidiárias da Maire Tecnimont – NextChem e MET Development -, chegaram a um acordo com a organização uruguaia FerSam para desenvolver dois projetos no país: uma unidade de produção de “amônia verde” e uma instalação de produção de bioetanol.
Os avanços na Economia de Green Hidrogênio são rápidos e já nos próximos anos a demanda será maior do que a disponibilidade.
Hoje, na Suíça, caminhões movidos a H2 tem custos iguais ou menores do que a diesel.
Ilustração: reprodução FCHEA / USA