Blog

Evento internacional: Alternativas sustentáveis do uso do carvão

A HC+P participou do evento internacional Alternativas sustentáveis do uso do carvão: Oportunidades do Complexo Carboquímico no Brasil – The Brazilian Coal to Chemical Complex Opportunity -, organizado pela FIERGS/CIN, em 29/11/17. Nesta oportunidade o governador Sartori sancionou a Lei 191/2017 que cria a Política Estadual do Carvão Mineral e institui o Polo Carboquímico do Rio Grande do Sul.

O Polo Carboquímico do Baixo Jacuí é um projeto que está sendo liderado pela COPELMI (15%) e a sul-coreana POSCO (30%). A planta de gaseificação de carvão para geração de 9,1 milhões m3/d de gás de síntese (Syngas), acoplada a unidade de metanação para produção do gás natural sintético (GNS), tem investimento estimado em U$1,9 bilhões e produzirá 2,14 milhões m3/d de GNS. O prazo de implantação é de 4 anos (2019-2022) e o produto se destina ao mercado energético do RS.

No momento, a iniciativa encontra-se em fase de pré-seleção de fornecedores de tecnologias e de equipamentos, além da busca de um sócio majoritário.

A configuração completa do Complexo prevê, adicionalmente, a produção de Amônia (600 mil t/a), Ureia (1 milhão t/a) e Metanol (800 mil t/a) a partir do Syngas gerado na gaseificação. Todos estes produtos são atualmente importados para atender parte da demanda nacional.

Outro participante deste evento foi a Companhia Riograndense de Mineração (CRM) que está trabalhando com a Vamtec – empresa capixaba que tem parceria com a norte-americana Synthesis Energy Systems (SES) -, para gaseificar o carvão (syngas) e produzir 300 mil t/a de metanol que poderá ser utilizado pela cadeia do biodiesel. O investimento inicial na planta em Candiota-RS será de US$ 450 milhões. Atualmente se buscam investidores para ir adiante com esta iniciativa.

Conforme informado pela ChemVision, na China 80% dos produtos químicos tem por fonte o carvão, além de deter 86% da capacidade mundial de gaseificação de carvão.

Neste evento podemos assistir diversas apresentações de empreendedores, especialistas e detentores de tecnologias envolvidos neste megaprojeto Carboquímico que poderá agregar enormes benefícios econômicos e sociais ao RS, de forma sustentável.